É o processo de planejar, acompanhar e comparar os resultados financeiros da empresa com o que foi planejado. Dessa forma, permite analisar se a operação está caminhando dentro das expectativas e, se não, tomar decisões corretivas a tempo.
Ainda, não é possível administrar de forma eficiente o que não é medido. Sendo assim, executar uma gestão orçamentária também ajuda prevenir prejuízos futuros, como citado no artigo do blog.
De forma prática, alguns itens necessários de como funciona:
- Elaboração do Orçamento
Defina faturamento, entrada de receita, despesas, custos e investimentos para um período, seja mensal, trimestral ou anual. - Execução Financeira
Conciliação bancária, acompanhar dia a dia as movimentações financeiras - Comparação Real x Orçado
Mensalmente ou periodicamente, comparar o realizado com o planejado. - Análise de Desvios
Medir e analisar as diferenças entre o realizado e o planejado. - Ações Corretivas ou Preventivas
Montar um plano de ação com medidas para corrigir os desvios negativos.
O que são desvios? E como analisar?
São as diferenças entre o valor orçado(planejado) e o valor realizado. Eles podem ser:
- Desvio Favorável (superávit): quando a receita é maior ou a despesa menor que o planejado, ou seja, “sobrou”.
- Desvio Desfavorável (déficit): quando a receita é menor ou a despesa maior que o planejado, ou seja, “faltou”.
A análise não é só identificar onde houve diferença, mas entender as causas e tomar decisões, por exemplo, mudança no volume de vendas, aumento inesperado de custos, despesas não previstas, erro na estimativa do orçamento.
Para analisar, o recomendado é de forma horizontal, comparando os valores por período, avaliando a evolução da empresa e identificando tendências. Também, análise vertical, utilizada para identificar a proporção de cada item em relação ao total. E por fim, indicadores, para analisar margem de contribuição, rentabilidade, ponto de equilíbrio, geração de caixa.
Conclusão
A gestão orçamentária pode ser realizada por planilhas e dashboards, por exemplo, excel e power bi. Ainda, como um guia de boas práticas, é de grande importância definir metas claras e realistas, acompanhar mensalmente e analisar as causas antes de agir.
Maior Lucro Consultoria Empresarial, pode te ajudar a fazer essa gestão orçamentária, criar indicadores e dashboards para que juntos possamos tomar as melhores decisões.